Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
logo-meu-futuro-seguro
Ações Educacionais

Ações Educacionais

Ações Educacionais

Conheça os programas setoriais da SUSEP e os programas transversais da ENEF

As ações educacionais apresentadas nesta seção fazem parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, uma política de Estado de caráter permanente, cujas características principais são a garantia de gratuidade e a imparcialidade comercial das iniciativas que desenvolve ou apoia. O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. 

As ações da ENEF são compostas por programas transversais e setoriais, guiados pelo Plano Diretor ,sua Deliberação e Anexos, documentos que consolidam a atuação da Estratégia Nacional de Educação Financeira. 

Programas Transversais

São as ações de educação financeira da ENEF que, pelo público beneficiário ou temática financeira priorizada, não são de responsabilidade exclusiva de determinado órgão ou entidade. Seus objetivos requerem a conjugação de diversos temas como proteção, planejamento financeiro, poupança, investimento, crédito e defesa do consumidor.

Os programas transversais estão sob a coordenação da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, cuja contribuição com a ENEF se dá por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplicadas por qualquer pessoa ou organização interessada, dando assim a escala necessária ao tema educação financeira.

São programas transversais da ENEF: Educação Financeira nas Escolas, Educação Financeira de Adultos e Semana Nacional de Educação Financeira.

Programas Setoriais

São os programas e as ações desenvolvidos internamente pelos membros do Comitê Nacional de Educação Financeira - CONEF,  individualmente ou em parceria,  vinculados aos objetivos e papéis desempenhados por cada instituição, sempre alinhados às diretrizes definidas pela ENEF.

A SUSEP, como membro do CONEF, desenvolve programas setoriais, respeitando os mesmos objetivos traçados para a ENEF, porém circunscritos aos segmentos do setor financeiro sob sua atuação, podendo ser assim formulados:

  • Promover e fomentar a cultura da Educação Financeira no Brasil, especificamente no que se refere ao gerenciamento de riscos e aos mercados de seguros, de previdência complementar aberta e de capitalização;
  • Ampliar a compreensão do cidadão, para que seja capaz de fazer escolhas conscientes; e
  • Contribuir para a eficiência e a solidez dos mercados supervisionados.

 

Ações do documento

Contato

Avenida Presidente Vargas, 730

Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20071-900

0800 021 8484 ou (21) 3806 9801

Segunda à Sexta, das 9:30h às 17:00h

Redes Sociais